Europeus adaptam os planos, para poderem continuar a viajar
Os Europeus continuam a ter vontade de viajar, mesmo que isso signifique alterar alguns dos comportamentos habituais.
Este é uma das grandes conclusões do último relatório da European Travel Comission, apresentado no passado mês de outubro.
De acordo com esta pesquisa, 68% dos europeus inquiridos planeiam viajar entre outubro de 2023 e março de 2024. Este valor representa uma ligeira queda de 2%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A vontade de viajar é sobretudo evidente entre os espanhóis e os italianos (que indicaram 75% de probabilidade de fazer uma viagem nos próximos seis meses), seguidos dos britânicos e polacos (ambos com 73%).
No que diz respeito às motivações, a maioria dos viajantes europeus planeia uma viagem de lazer (69%) ou pretende visitar familiares e amigos (15%). São também referidas as viagens de negócios, com 8% a planear viajar a trabalho, o que representa um ligeiro aumento de 3% em comparação com o ano anterior.
Preocupações financeiras influenciam o comportamento dos viajantes europeus
Num contexto de aumento generalizado dos custos, as pressões financeiras estão a afetar o comportamento dos viajantes europeus antes e durante as suas viagens.
Ainda assim, apesar dessas preocupações, os viajantes pretendem maximizar a sua experiência de férias.
Como tal, a adoção de estratégias que lhes permitem poupar dinheiro é cada vez mais valorizada: 22% dos entrevistados afirmaram estar interessados em viajar fora da época alta; 13% consideram visitar destinos mais acessíveis e outros 13% pretendem tirar partido de reservas antecipadas de voos e de atividades programadas.
No momento desta pesquisa, apenas 22% dos viajantes tinham reservado a sua viagem na totalidade, enquanto que 23% tinham optado por deixar em aberto as suas opções de transporte e alojamento. Este cenário deixa antever um possível desejo de beneficiar de ofertas de última hora.
Já durante a estadia nos destinos, 17% dos entrevistados revelaram a intenção de reduzir as suas compras; 15% planeiam gastar menos em alojamento e refeições; e 12% vão procurar tirar partido dos transportes públicos ou dos serviços de aluguer de bicicleta.
Mesmo perante constrangimentos financeiros, o entusiasmo dos europeus pelas viagens não esmorece. 71% pretendem manter ou aumentar o seu orçamento habitual de viagens durante os próximos meses. A intenção de realizar múltiplas viagens é elevada (54%) e o número de europeus que planeiam gastar mais de 1.500 euros por viagem aumentou significativamente (+7%), em comparação com o ano passado.
Clima e preocupações ambientais com peso crescente nos planos de viagem
As condições climáticas assumem uma grande importância no momento de decisão do local para onde vão viajar. O clima agradável continua a ser o principal critério na escolha de um destino, sendo referido por 19% dos entrevistados como o fator mais importante.
Também uma maior consciência ambiental parece estar a influenciar a escolha dos europeus no que ao transporte e à circulação durante as suas viagens diz respeito. Embora os voos continuem a ser a principal escolha para metade dos inquiridos (50%), verifica-se um número crescente de viajantes que está a optar por meios de transporte mais ecológicos: 17% planeiam apanhar um comboio ou autocarro na sua próxima viagem, o que corresponde a um aumento de 5% em relação ao ano anterior; por outro lado, o número de viajantes que planeia conduzir durante as férias caiu 7%.
Uma monitorização cuidada e um ajuste da oferta
Perante as conclusões deste relatório, o Presidente da ETC considera que as atuais tendências anteveem uma perspetiva otimista para o turismo europeu nos próximos meses, confirmando a resiliência deste setor face aos desafios económicos globais.
A necessidade do setor trabalhar a confiança do consumidor é algo imperativo. Neste contexto, sublinha a importância das empresas irem acompanhando as tendências atuais e monitorizando o comportamento dos clientes, de forma a conseguirem antecipar as mudanças nas suas preferências e ajustar as suas ofertas em conformidade.
Consulte o relatório completo aqui
* Foto de Freepik