Mensagem do Presidente – à espera do Ano Novo!
Caro ano de 2021,
Esperamos-te bem e de boa saúde.
Esse é, aliás, o desejo de todos nós, já que precisamos de alimentar a esperança de um futuro próximo mais positivo.
Tínhamos grandes expectativas em relação ao ano que agora acaba, sabes? 2020 era esperado como o melhor de sempre para o turismo, mas rapidamente essas ambições foram goradas.
Em relação a ti, as expectativas já não estão tão altas, as previsões para o teu 1º trimestre não são sequer animadoras, mas queremos acreditar que lá para o verão consigas trazer um novo fôlego a todas as empresas do setor. O grande desafio será perceber como irão essas empresas aguentar até lá. Sabemos que muitas vão ficar pelo caminho. É certo que a resiliência – uma das palavras do ano – faz parte do ADN de todos os que trabalham em turismo, mas a nossa capacidade de sobrevivência está a ser testada a níveis nunca antes vistos. Todos os dias procuramos antecipar e planear cenários, uma tarefa desgastante, quando não sabemos para o que nos devemos preparar e quando as regras mudam a uma velocidade estonteante.
Mas sabes que este setor não deita a toalha ao chão. Houve lições que aprendemos com 2020. Uma delas é que temos de continuar a trabalhar a nossa capacidade de reinvenção. Nunca as nossas empresas foram tão criativas.
Temos agora hotéis a transformar os quartos em escritórios para teletrabalho ou restaurantes a preparar menus de Natal para take-away. Outra lição: vimos que há potencial para a criação de novas tendências. O verão mostrou-nos isso, com o turismo de natureza a ganhar destaque e com a procura crescente por locais fora dos tradicionais circuitos turísticos. As pessoas perceberam que há muito país por descobrir.
Há pouco tempo voltámos a conquistar uma série de prémios nos World Travel Awards. Foi um grande incentivo para o nosso turismo, sabias? Comprovámos que, não só a nossa oferta e as nossas infraestruturas continuam a ser reconhecidas, em todo o mundo, pelos elevados padrões de qualidade, como recebemos o sinal de que, assim que a confiança para viajar começar a aumentar, os turistas irão, certamente, querer optar por destinos como o nosso, capazes de lhes oferecer as melhores garantias.
Terminamos 2020 com muita angústia e preocupação. As notícias da chegada de vacinas são animadoras, mas não podemos esquecer que, até esse processo estar concluído, continuamos vivos, ainda que com muitas empresas enfermas. A quem nos governa, no plano nacional e internacional, pedimos que tenham a coragem de enfrentar esta realidade com clareza e que sejam capazes de estar à altura, com toda a flexibilidade, rapidez e realismo que a situação exige, trabalhando em soluções intermédias e exequíveis, sempre que necessário.
Na APHORT acreditamos que das dificuldades surgem novas oportunidades. Abre-se um novo caminho para o turismo, que passa, de forma incontornável, por uma maior sustentabilidade, por uma evolução tecnológica e, ao mesmo tempo, por uma relação de maior proximidade e empatia com os nossos turistas.
Sabemos que os próximos tempos continuarão a ser difíceis, mas, ainda assim, estamos ansiosos pela tua chegada.
Bem-vindo, 2021!
Rodrigo Pinto Barros
Presidente da APHORT