Passageiros no Aeroporto do Porto continuam a crescer acima da média nacional e europeia
Os principais indicadores relativos ao tráfego aéreo para a região do Porto e Norte continuam a revelar resultados positivos desde o início deste ano.
No seguimento dos encontros regulares que mantemos com a ANA Aeroportos, Francisco Pita, Chief Commercial Officer (CCO) da empresa, partilhou com o Conselho Diretivo da APHORT a indicação de que, no 1º trimestre de 2023, todos os aeroportos da ANA apresentaram valores acima de 2019 – o ano de referência para o turismo português. A média de crescimento nacional registada do nº total de passageiros foi de 12%, um valor acima da média europeia.
Neste contexto, as notícias são especialmente positivas para a região do Porto e Norte, já que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (AFSC) destacou-se ao alcançar um aumento médio de 15% no número de passageiros.
Em relação ao comportamento de compra dos passageiros, a aquisição de bilhetes de avião é agora, tendencialmente, cada vez mais próxima da data do voo.
De um modo geral, a estadia média no destino está a aumentar, ainda que se verifique um crescimento do número de pessoas que ficam em alojamentos não-pagos.
Em termos de rotas de verão, o Aeroporto do Porto também já ultrapassou os números de 2019, disponibilizando, este ano, mais 18 ligações, num total de 115 rotas.
Para os próximos meses, perspetiva-se uma manutenção da taxa de crescimento.
Já em relação aos meses de inverno, a postura é mais cautelosa, havendo uma dificuldade de previsão num cenário de condicionantes como a subida das taxas de inflação, a redução das taxas de poupança ou os níveis de confiança afetados.
* Foto de Freepik