Presidente da República visita hotéis Associados da APHORT, no Porto
Caras e Caros Associados,
Tivemos, recentemente, a honra de receber a visita do Senhor Presidente da República, que se deslocou ao Porto, a convite da APHORT e com o apoio da Confederação do Turismo de Portugal, para se encontrar com alguns empresários representantes do turismo, alojamento e restauração da região Norte. Um momento importante para a nossa Associação que conseguiu, assim, fazer chegar às mais altas instâncias, as preocupações dos seus Associados.
Acompanhando o interesse e a atenção que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa tem dedicado ao nosso setor, quisemos apresentar-lhe uma visão completa e alargada sobre a situação real que as nossas empresas estão a viver neste momento. Contámos, para isso, com o contributo de um grupo de membros do Conselho Geral da APHORT, que partilharam, na primeira pessoa, as suas dificuldades e constrangimentos, testemunhos esses que foram ouvidos atentamente pelo Senhor Presidente.
Consciente das enormes adversidades com que os empresários do turismo se estão a debater, sobretudo nas grandes cidades, o Senhor Presidente deixou-nos, ainda assim, palavras de alento e de esperança para enfrentarmos, de modo resiliente, uma retoma que se afigura difícil e imprevisível.
Temos, de facto, um caminho longo e duro pela frente, não nos iludamos. Num cenário que considero realista, todos nós, empresários, onde me incluo, devemos estar preparados para um inverno e uma primavera muito difíceis. E essa preparação começa agora, não há tempo a perder. É altura de recomeçar, de partir do zero. Esqueçamos o mundo que conhecíamos antes da pandemia, não há viagens ao passado e nada vai voltar a ser igual. Este é o momento de olharmos em frente e arregaçarmos as mangas, de estarmos atentos e sermos capazes de desenhar para as nossas empresas novos modelos de negócio, de pensarmos diferente e de nos sabermos reinventar. É urgente esta mudança de comportamento e só ela nos irá permitir superar os obstáculos que conhecemos e construir novas fórmulas para alcançar o sucesso.
Enquanto dirigente da vossa Associação, digo-vos que também a APHORT não está de braços cruzados. Continuamos a insistir junto do Governo para a necessidade fulcral de serem criadas novas medidas de apoio específicas para o setor do turismo. Uma vez confirmadas as verbas provenientes de Bruxelas, iremos advogar a recuperação do layoff para as nossas empresas, a par da prorrogação de moratórias, tendo em vista prazos mais alargados e realistas. Até lá, e porque isso faz parte do ADN da Associação, a APHORT estará concentrada em descobrir novas oportunidades e em criar soluções, lado a lado com os seus empresários, ajudando-os a enfrentar o desafio de inovação e de transformação que lhes está a ser exigido.
Há um futuro a construir e iremos acompanhar-vos, de perto, nessa missão. Contem connosco, hoje e sempre.
Rodrigo Pinto Barros
Presidente da APHORT