Vidro e cerâmica podem partilhar a mesa, mas não pertencem ao mesmo contentor.
Este é o mote da nova campanha europeia de sensibilização dirigida ao setor da hotelaria, restauração e cafés, lançada no âmbito da plataforma Close The Glass Loop, em parceria com a HOTREC – Hotels, Restaurants, Bars & Cafés in Europe.
O objetivo é claro: melhorar a qualidade e a quantidade de vidro recolhido para reciclagem, reforçando a importância da correta separação no ponto de origem e, em particular, evitando a mistura de vidro com cerâmica ou porcelana. Este pode parecer um detalhe técnico, mas não é.
Pequenas quantidades de cerâmica numa carga de vidro podem comprometer todo o processo de reciclagem, danificar fornos industriais e reduzir significativamente a qualidade do material reciclado.
Quando bem separado, o vidro é uma das melhores matérias-primas para produzir novas embalagens, com ganhos claros ao nível energético e ambiental.
Recorde-se que o setor HORECA representa cerca de 20% do potencial europeu de reciclagem de vidro. Em muitos destinos turísticos, o impacto é ainda mais expressivo. Restaurantes, bares, hotéis e similares têm, por isso, um papel absolutamente decisivo na economia circular.
Centrada no vídeo “The Sound of Glass”, a campanha aposta numa abordagem simples e direta, precisamente para garantir que a mensagem chega de forma eficaz a contextos operacionais exigentes, com equipas numerosas e elevada rotatividade, como acontece em grande parte das empresas do nosso setor. Para assegurar que a mensagem é compreendida por trabalhadores de diferentes nacionalidades — uma realidade transversal na área do turismo — o vídeo não inclui qualquer palavra falada. A comunicação é totalmente visual e sonora, eliminando barreiras linguísticas e tornando a mensagem universal.
Enquanto membros da HOTREC e da Plataforma Vidro+, acompanhamos este tema de perto. Portugal é um grande produtor e utilizador de embalagens de vidro, especialmente no setor das bebidas, mas enfrenta desafios relevantes ao nível da recolha e reciclagem eficaz. Melhorar a separação na origem não é apenas uma questão ambiental — é também uma questão económica e estratégica para o setor.
Assista ao vídeo e a partilhe-o junto das suas equipas: https://lnkd.in/eRssnuRP
A mudança começa em gestos simples, e a separação correta do vidro é um deles.

