Embalagens e Resíduos de Embalagens: por uma proposta mais esclarecida e ajustada
Juntamo-nos à mais recente campanha da HOTREC, que apela à necessidade de rever aquelas que, neste momento, deverão ser as prioridades em relação à proposta de regulamento da Comissão Europeia sobre as Embalagens e Resíduos de Embalagens.
Embora a intenção da Comissão Europeia para a prevenção do desperdício de embalagens vá na direção certa, a ambição de proibir unilateral e abruptamente embalagens de uso único no setor HORECA é preocupante.
Tendo em conta que os estabelecimentos que compõem este setor são muito heterógeneos – seja na dimensão, na localização, no perfil dos clientes, na oferta de serviços, mas também nos modelos de reciclagem e de gestão de resíduos existentes – a imposição de um único sistema não é solução.
Em alternativa, defendemos uma maior flexibilidade e a coexistência de sistemas de embalagens de uso único e de embalagens reutilizáveis. Acreditamos que a adoção de uma abordagem pragmática, assente no compromisso do nosso setor para o desenvolvimento de uma economia de baixas emissões de carbono, trará melhores resultados neste caminho rumo a uma maior sustentabilidade que todos queremos percorrer.
Saiba mais sobre a posição da HOTREC nesta matéria, aqui:
▶️ https://shorturl.at/acGRV